terça-feira, 3 de setembro de 2013


HELENA




O conselheiro vale morreu as 7:00 horas da noite de 25 de abril de 1859 de apoplexia fulminante,pouco depois de cochilar a sexta.
Segundo costumava dizer,é quando se preparava a ir a partida de voltarete na casa de um desembargador,seu amigo.
O doutor Camargo,chamado a pressa nem chegou o tempo de empregar os recursos da ciência:O padre melchior não pôde dar-lhe as consolações da região,a morte fora instantânea.
No dia seguinte fez-se o enterro,que foi um dos mais concorridos que ainda viram os moradores do Andaraí.
A família do conselheiro compunha-se de duas de duas pessoas: um filho,o doutor Estácio, e uma irma ,dona úrsula. Contava esta de 50 e poucos anos,era solteira vivera sempre com o irmão,Estácio de 27 anos e era formado em matemáticas .uma disposição havia,porem,verdadeiramente importante,o conselheiro declarava reconhecer uma filha natural,de nome Helena,havida com dona Angela da soledade.
Esta menina estava sendo educada em um colégio de botafogo. O reconhecimento de Helena era um ato de ursupação e um péssimo exemplo.
A nova filha era no seu entender uma intrusa,sem nenhum direito ao amor de parentes.
Na situação criada pela Cláusula testamentaria do conselheiro,Estácio aceitou a causa da irma a quem já via com olhos diferente. As primeiras semanas de Helena na casa ocorreram sem nenhum sucesso,mas ainda assim interessantes Camargo mal avistou de longe e desceu.
Desceram todos ao jardim,Dona Tomésia entreteve duas visitas ,Camargo foi mostrar a outra sua coleção de flores, A flor existia a Eugênia colheu e deu a Estácio.
Estácio dirigiu ao portão abriu em um moço que ali estava entrou precipitadamente era Mendonça.
Os dois mancebos lançaram-se nos braços um do outro,ao ouvir que era a irma de Estácio Mendonça ficou espantado.
Já acertou de cair na cabeça da cavaleira,foi original que corou. Dona Ursola não tinha decerto o instinto da arte,mas o amor da família lhe ensinara uma estética do coração e esta bastou a faze-la adimirar o trabalho de Helena.
Enquanto duas senhoras senhoras foram tratar das disposições do dia,Estácio mandou selar o cavalo e saiu.
Helena deu três tapinhas no joelho com a ponta do leque e enfiou os olhos pela porta de comunicação depois voltou-se para o medico.
Camargo ia sentar-se a mesa quando entregaram a carta de Estácio leu-a para si,mas a filha leu nos lábios dele daquele sonho foi despertada pelo pai,que lhe imprimiu na testa seu segundo beijo.
A mulher do Dr. Camargo via o casamento com olhos diferente do marido,o que ela sobretudo via,eram as vantagens morais da filha própria felicidade aquele dia foi marcado no calendário da mendonça com letras de ouro,a noite desceu coroada de rosas.
Sozinho com Estácio o capelão contemplou-o longo tempo depois alçou os olhos ao retrato do conselheiro melancolicamente voltou-se para o moço ergueu-o e abraçou com ternura.
Ânimo meu filho! Disse ele
Perdi tudo mestre!Gemeu Estácio ao mesmo tempo na casa do rio comprido,a noiva de Estácio consternada com a morte de Helena,triste com a lúgubre cerimônia recolhia-se tristemente ao quarto de dormir,e recebia a porta o terceiro beijo do pai.

Autor:Machado de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário